Uma idosa de 97 anos foi resgatada em situação de abandono na zona rural do município de Barra de Santa Rosa, no Agreste da Paraíba. A vítima, que possui deficiência visual e auditiva, vivia em condições precárias dentro de um quarto sujo, cercada por restos de comida, água contaminada e até um ninho de rato no local onde dormia.
O caso veio à tona após uma denúncia que apontava que a neta da idosa estaria utilizando o dinheiro do cartão de aposentadoria da avó para benefício próprio. Além disso, segundo informações da Polícia Civil, a vítima escondia cédulas de dinheiro sob o colchão, mas o valor das notas estaria sendo trocado por outras de menor valor, possivelmente pela mesma suspeita.
Ao chegar na residência, os policiais confirmaram a situação de abandono e encontraram a idosa fragilizada. Durante a investigação, o filho da vítima também relatou que parte do dinheiro da aposentadoria estaria desaparecendo. No entanto, o delegado responsável pelo caso informou que ele também será investigado para apurar uma possível participação na negligência.
A idosa foi socorrida pelos agentes e encaminhada para os cuidados de outro familiar, além de estar recebendo acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Polícia Civil segue investigando o caso para responsabilizar os envolvidos.
Denúncia e proteção
Casos como este podem ser denunciados anonimamente pelos canais oficiais, como o Disque 100, que atende ocorrências de violações de direitos humanos em todo o país. O CREAS e demais órgãos de assistência social também atuam no acolhimento e proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.