A Paraíba registrou 324 colisões de veículos contra postes da rede elétrica entre janeiro e junho de 2025. O número representa um aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2024, acendendo o alerta para os riscos à segurança da população e os impactos na rede elétrica.
Ranking das cidades com mais ocorrências em 2025 (jan-jun)
- João Pessoa – 73
- Campina Grande – 55
- Mamanguape – 33
- Esperança – 30
- Sousa – 30
- Monteiro – 27
- Guarabira – 23
- Catolé do Rocha – 22
- Itabaiana – 14
- Patos – 14
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos dos danos causados — como substituição de postes, transformadores e cabos — devem ser cobrados do condutor responsável pelo acidente.
Além de colocar vidas em risco, as batidas contra postes de energia provocam a interrupção do fornecimento elétrico, afetando residências, comércios, escolas e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.
A gerente de manutenção e construção da Energisa, Danielly Formiga, destacou que esses acidentes exigem reparos complexos:
“Não se trata apenas de substituir o poste. Em alguns casos, é necessário reconstruir toda a rede, o que demanda tempo, equipamentos e mão de obra especializada”, explicou.
O que fazer em casos assim
Em situações de colisão contra postes de energia, a recomendação é que motoristas, passageiros e pedestres mantenham distância, pois pode haver cabos energizados no chão ou sobre veículos.
- O condutor deve permanecer dentro do carro até a chegada do socorro.
- Acione imediatamente o Samu (192), a Energisa (0800 083 0196) e o Corpo de Bombeiros (193).
- Apenas equipes especializadas podem realizar o desligamento da rede e os reparos necessários com segurança.
Com G1PB