O Governo Federal divulgou nesta semana uma série de iniciativas voltadas à população, à economia e à saúde. Entre os destaques está o programa Gás do Povo, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belo Horizonte. A iniciativa prevê que mais de 15 milhões de famílias de baixa renda tenham acesso gratuito ao gás de cozinha. Beneficiários do CadÚnico poderão retirar os botijões em revendedoras credenciadas pelo governo.
Durante o lançamento, o presidente ressaltou a importância do acesso ao gás para garantir alimentação: “Todos são iguais perante a lei. Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e depois ao gás para cozinhar”, afirmou Lula.
Na área econômica, a balança comercial brasileira registrou superávit em agosto, quase 40% maior que o mesmo período do ano passado. As exportações de produtos nacionais cresceram mesmo com restrições comerciais aplicadas pelos Estados Unidos.
Na saúde, o Brasil terá seu primeiro hospital público inteligente, segundo anúncio do ministro Alexandre Padilha, em São Paulo. A unidade funcionará no complexo do Hospital das Clínicas, contará com 800 leitos e também será dedicada à pesquisa e inovação na medicina.
Em relação ao meio ambiente, o governo informou uma queda histórica no número de incêndios florestais neste ano, resultado de ações de prevenção e combate ao fogo realizadas em parceria com estados e municípios.
Nesta sexta-feira (5/9), o presidente assinou uma Medida Provisória que prevê a renegociação de dívidas rurais em condições especiais, com R$ 12 bilhões destinados a apoiar até 100 mil produtores, principalmente pequenos e médios agricultores afetados por secas e enchentes.
Ainda na sexta, Lula conversou por telefone com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre relações comerciais entre o Brasil e o bloco europeu e temas da agenda global.
Com Agência Brasil.