Com reservatórios em níveis baixos, o “Portal Cariri de Verdade” traz a lista das cidades da região que já enfrentam restrições no abastecimento. A expectativa agora é para a consolidação do período chuvoso.
A situação hídrica na Paraíba acende o sinal de alerta, especialmente para nós que vivemos no Cariri e no Sertão. Um levantamento recente da Aesa, divulgado pela TV Paraíba, mostra que o cenário não é dos mais fáceis: dos 132 açudes monitorados no estado, cerca de 100 estão operando com menos da metade da sua capacidade.
O dado que mais preocupa é que 46 reservatórios estão em situação crítica. No Sertão, por exemplo, a Barragem da Farinha (em Patos) agoniza com menos de 2% de volume. Aqui no Cariri, o monitoramento é constante, pois a maioria dos nossos mananciais é de pequeno porte e depende diretamente das chuvas dos próximos meses para recuperar o fôlego.
Racionamento no Cariri e Região
Confira algumas das cidades da nossa região e arredores que estão enfrentando o racionamento:
- Assunção
- Barra de São Miguel
- Parari
- Santo André
Esperança nas águas e o cenário em Taperoá
Apesar do quadro de seca, a Aesa traz uma palavra de esperança. Segundo Alexandre Magno, gerente da agência, esse quadro é comum para este período do ano, antes da consolidação do período chuvoso. Como muitos açudes da nossa região são de pequeno porte, eles costumam recuperar o volume de forma gradativa com a chegada das chuvas de fevereiro e março.
No entanto, o cenário regional ganha um tom mais grave quando observamos a situação de um dos gigantes da nossa região. De forma discreta, mas preocupante, o Açude Manoel Marcionilo, em Taperoá, opera atualmente em estado de colapso. Por ser um reservatório estratégico para o abastecimento de várias localidades no município com suporte via carros-pipa, o esvaziamento total do manancial de Taperoá agrava significativamente a crise hídrica no Cariri, aumentando a pressão sobre os sistemas vizinhos que ainda resistem.
Uso Consciente
Enquanto as grandes chuvas não chegam para fazer os açudes “sangrarem”, a recomendação é uma só: economizar. O momento pede que a população evite desperdícios, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas, até que o sistema de abastecimento seja normalizado pela Cagepa.
O Portal Cariri de Verdade continuará acompanhando o nível dos nossos reservatórios e trazendo atualizações sobre a previsão do tempo para a nossa região.










