Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

Alckmin vê encontro Lula-Trump como passo importante para destravar comércio entre Brasil e EUA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o recente encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representa um primeiro e importante passo para destravar negociações comerciais entre os dois países.

Segundo Alckmin, embora ainda não haja data marcada para uma nova reunião entre os líderes, o governo brasileiro está otimista. “Essa boa sinalização do presidente Trump e do presidente Lula foi um passo importante. Agora, temos que dar os próximos passos para reduzir a alíquota e retirar mais produtos da tarifa de 50%”, disse o vice-presidente.

Durante entrevista à RedeTV, Alckmin destacou que o encontro em Nova York, durante a Assembleia-Geral da ONU, superou expectativas. “Havia certa preocupação com esse encontro, mas o resultado foi o oposto”, afirmou.

O ministro também ressaltou que há grande espaço para avançar em questões não tarifárias, como minerais estratégicos e data centers, além de destacar que a recente ordem executiva de Trump, que zerou tarifas sobre celulose, ferro-níquel e herbicidas, beneficiou cerca de 4% das exportações brasileiras para os EUA, equivalentes a US$ 1,7 bilhão.

Alckmin citou ainda o acordo entre Mercosul e União Europeia, reforçando que o pacto ajuda no entendimento com os Estados Unidos e envia uma mensagem de que o livre comércio e o multilateralismo são possíveis, mesmo em tempos de conflitos globais.

Por fim, o vice-presidente elogiou a habilidade de Lula no diálogo e na negociação: “Lula tem essa capacidade, é respeitado exatamente por isso. Ele luta pelos trabalhadores e, no final, consegue fazer acordos. Esse é o caminho.”

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp