O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, confirmou nesta terça-feira (27) que manterá sua agenda de compromissos no Nordeste, com visitas aos estados de Pernambuco e Paraíba, apesar de ter enfrentado uma crise de labirintite que o levou a cancelar atividades externas no início do dia.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), o presidente está clinicamente bem, foi medicado e permaneceu no Palácio da Alvorada, onde passou por nova avaliação médica durante a manhã. A orientação médica permitiu a retomada gradual de sua agenda oficial.
Em Pernambuco, o presidente Lula visitará a Barragem de Salgueiro, importante obra hídrica para a região. Em seguida, o chefe do Executivo federal seguirá para o município de Cachoeira dos Índios, no sertão da Paraíba, onde realizará a entrega oficial do 1º trecho do Ramal do Apodi, estrutura que integra o programa “Caminhos das Águas”, voltado para garantir segurança hídrica ao semiárido nordestino.
Para reforçar a segurança presidencial, uma equipe de helicópteros do Exército Brasileiro chegou nesta terça-feira a Cachoeira dos Índios para realizar o reconhecimento da área e organizar a logística de proteção durante a passagem de Lula.
A visita do presidente é aguardada por autoridades locais e moradores, que veem no Ramal do Apodi uma solução histórica para os problemas de abastecimento de água na região.