Os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados divulgaram nesta quarta-feira (10) uma nota oficial em resposta à decisão do governo dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira. No comunicado, Davi Alcolumbre e Hugo Motta destacam que a medida norte-americana será tratada com diálogo nos campos diplomático e comercial, mas reforçam a disposição do Congresso Nacional para proteger a soberania e os interesses econômicos do país.
Segundo o documento, o Parlamento brasileiro acompanhará de perto os desdobramentos dessa decisão e lembra que, com responsabilidade, já aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica, mecanismo que permite ao Brasil adotar medidas equivalentes em situações de prejuízo comercial ou diplomático.
“Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, ressalta a nota.
Os presidentes das duas Casas Legislativas também reafirmaram o compromisso de atuar com “equilíbrio e firmeza” em defesa da economia nacional, do setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.
A nota oficial foi assinada conjuntamente por Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada:
