O deputado federal André Janones (Avante–MG) voltou a usar suas redes sociais nesta segunda-feira (14) para denunciar uma suposta agressão física sofrida durante uma sessão plenária na Câmara dos Deputados, realizada na última quarta-feira (9). Segundo o parlamentar, um novo vídeo divulgado por ele reforça a acusação e aponta o deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL–PB) como um dos participantes do episódio.
“Mais um vídeo inédito da agressão física que sofri no plenário da Câmara dos Deputados, em plena sessão plenária da última quarta-feira. Cabo Gilberto é o deputado identificado através deste novo vídeo”, escreveu Janones.
Além de Cabo Gilberto, o mineiro informou que apresentou queixas-crime por lesão corporal contra outros três parlamentares do PL: Sargento Gonçalves (RN), Giovani Cherini (RS) e Rodolfo Nogueira (MS). Janones acrescentou ainda que Gonçalves responde a uma investigação por importunação sexual.
O parlamentar relatou que, após o tumulto, dirigiu-se ao Instituto Médico Legal (IML) e realizou exame de corpo de delito na mesma noite.
“Compartilhem muito para que esses canalhas tenham o mandato suspenso imediatamente e, em seguida, sejam cassados!”, pediu Janones em suas redes.
Até o momento, o deputado Cabo Gilberto não se manifestou publicamente sobre as acusações. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados também não emitiu comunicado oficial. O caso, no entanto, deve ser encaminhado ao Conselho de Ética da Casa, que poderá avaliar a abertura de um processo disciplinar.
O episódio evidencia o ambiente de tensão e crescente polarização no Congresso Nacional. Caso confirmadas, as agressões poderão provocar consequências éticas e políticas relevantes para o Parlamento.