O ator e diretor Matheus Nachtergaele foi agraciado nesta quarta-feira (22) com a Medalha Augusto dos Anjos, a mais alta comenda do setor cultural concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A homenagem, que celebra a trajetória do eterno João Grilo de “O Auto da Compadecida”, contou com a presença e destaque de um representante direto da cidade que serviu de cenário para o clássico.
O ex-prefeito e atual secretário de Relações Institucionais, Articulação Pública e Comunicação Social de Cabaceiras, Tiago Castro, representou o município durante a solenidade. Em sua participação, Tiago fez questão de sublinhar o significado profundo da homenagem para a região.
Em um momento crucial da cerimônia, Tiago Castro destacou a importância simbólica da honraria, lembrando que “O Auto da Compadecida” marcou uma verdadeira virada de chave não apenas para o cinema brasileiro, mas também para a história e o desenvolvimento de Cabaceiras, que se tornou um ícone cultural e turístico após as gravações da obra.
A representação de Cabaceiras reforçou a ligação do artista com a Paraíba. Ao agradecer a comenda (proposta pelo deputado estadual Felipe Leitão – Republicanos), o próprio Matheus Nachtergaele citou a força do personagem e retribuiu o carinho do estado.
“É preciso que eu divida a medalha Augusto dos Anjos com o povo da Paraíba. Por um motivo muito simples: isso aqui é muito por causa do João Grilo, e o João Grilo tem muito do povo paraibano”, declarou Nachtergaele, reforçando o carinho que tem pela Paraíba, especialmente por Cabaceiras, cenário das filmagens que ajudaram a projetar sua carreira e a cultura nordestina.
A cerimônia, que exaltou as marcantes atuações de Nachtergaele, que participa da 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental, que acontece até 26 de outubro, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

Discurso de Tiago Castro – Secretário de Relações Institucionais, Articulação Pública e Comunicação Social de Cabaceiras.
CARIRI DE VERDADE










