O governador da Paraíba, João Azevêdo, participou na manhã desta sexta-feira (12) da posse do novo superintendente regional da Polícia Federal da Paraíba, Carlos Henrique Oliveira de Sousa. A cerimônia ocorreu na sede da superintendência, localizada no bairro João Agripino, em João Pessoa.
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual desejou sucesso ao novo delegado-geral e destacou a importância das parcerias entre a Polícia Federal e as Forças de Segurança estaduais. “Desejo as boas-vindas ao delegado Carlos Henrique. Que ele tenha tanto êxito quanto sua antecessora, Christiane Corrêa, mantendo uma relação extremamente importante entre nossas Forças e a Polícia Federal, com troca de informações e experiências. Essa relação é fundamental para enfrentarmos a criminalidade e fortalecer a Segurança Pública junto à sociedade”, afirmou.
O novo superintendente enfatizou os desafios que assume e reforçou o trabalho integrado com a Secretaria de Segurança, baseado em informações e tecnologias compartilhadas. “Temos um trabalho em desenvolvimento e a ideia é dar continuidade e aperfeiçoar as parcerias, com maior integração entre as agências do Estado, desde a Secretaria de Segurança até a Administração Penitenciária. Nosso trabalho é contínuo no combate às facções criminosas, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, declarou Carlos Henrique.
Carlos Henrique foi nomeado para o cargo em maio deste ano, substituindo a delegada Christiane Corrêa Machado, que ocupava o posto desde 2023.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos, também participou da solenidade e ressaltou a experiência do novo superintendente. “Carlos Henrique tem uma trajetória funcional impressionante, já ocupou vários cargos de direção e possui a maturidade necessária para assumir as funções na Paraíba. A Polícia Federal atua com integração entre as agências nas 27 unidades da federação e mantém capilaridade internacional, permitindo resultados expressivos no combate ao crime organizado”, comentou.
Prestigiaram a cerimônia autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans; secretários estaduais e comandantes das forças de segurança, entre outros.
Perfil do superintendente
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Henrique Oliveira de Sousa ingressou na Polícia Federal em 1999. Já foi superintendente da corporação em Pernambuco e comandou a unidade do Rio de Janeiro entre novembro de 2019 e maio de 2020. Posteriormente, foi nomeado diretor-executivo da Polícia Federal.










