O presidente Lula se sentiu mal na tarde desta segunda-feira, interrompeu as agendas que tinha durante a tarde no Palácio do Planalto, e foi ao Sírio Libanês, em Brasília, para passar por exames. Ele teve um quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite (uma inflamação no labirinto que provoca tontouras), logo depois do almoço.
Lula começou a sentir tonturas entre 14h30 e 15h e chamou a médica da presidência, Ana Helena Germoglio. Lula foi levado ao hospital, onde ficou por cerca de 2 horas, passou por exames de imagem e de sangue, e, segundo boletim médico, todos os resultados foram dentro da normalidade. Após a consulta, Lula foi liberado e seguiu para o Palácio da Alvorada, onde é acompanhado por uma equipe médica, como Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República, e Roberto Kalil, cardiologista pessoal de Lula.
Apesar do quadro de labirintite, a equipe médica descartou qualquer relação com o coágulo na cabeça, já que os exames de ressonância deram todos normais.
O Planalto informou que Lula vai cumprir agenda normalmente nesta terça-feira, mas os compromissos oficiais só vão ser divulgados na manhã desta terça. O presidente tem 79 anos e, desde que assumiu, em 2023, já passou por duas cirurgia. A última, foi em dezembro do ano pasado, quando ele foi operado às pressas, em São Paulo, por causa de um hematoma na cabeça devido a queda que sofreu em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada. A última vez que houve uma atualização do estado de saúde do presidente foi em 20 de fevereiro, depois dele passar por um check-up anual no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. À época, todos os exames estavam dentro da normalidade, incluindo a tomografia de crânio para controle pós-operatório.
Em setembro de 2023, ele passou por um procedimento cirúrgico no quadril direito para colocar uma prótese para tratar de uma artrose. Na operação foi instalada uma prótese no lugar da articulação já desgastada.
COM CNN