Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

ODM no Congo: Flavinha encerra plenária que definiu prioridades escolhidas pelo povo para 2026 a 2029

O município do Congo realizou, nos dias 7, 11 e 12 de agosto de 2025, uma grande escuta popular que mobilizou 663 pessoas para definir as prioridades que irão orientar o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A consulta foi feita por meio do Orçamento Democrático Municipal (ODM), um modelo de gestão exclusivo no Cariri e adotado em poucas cidades do Brasil.

O ciclo de consultas e debates foi encerrado nesta quarta dia 20, com uma grande plenária no Ginásio de Esportes da Escola Municipal, onde moradores e a equipe envolvida na ação, acompanharam de perto a apresentação dos resultados. Durante o encontro, foram expostas as demandas mais citadas pela população e os pontos que terão encaminhamento imediato pela Prefeitura.

Democracia na prática

Para a gestão municipal, o ODM é mais do que uma consulta: é um compromisso de governo. “A população mostra o que realmente precisa, e a Prefeitura trabalha para transformar essas prioridades em ações concretas”, ressaltou a prefeita Flavinha Sousa.

Ao final da plenária, a prefeita destacou o que pode ser resolvido diretamente pela sua gestão e garantiu que, para as demandas que exigem maiores investimentos ou que fogem da competência do município, buscará uma melhor resposta do governo estadual, como é o caso da segurança pública. No âmbito da ALPB, continuará tendo o apoio do Deputado Estadual Romualdo Quirino, de parlamentares federais parceiros da gestão e também do Governo Federal.

Continuidade e fortalecimento

O Orçamento Democrático do Congo começou na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Romualdo Quirino. Na atual administração, a prefeita Flavinha Sousa deu continuidade e maior organização à iniciativa, consolidando o ODM como um espaço de participação cidadã e diálogo direto entre governo e população.

Com esse modelo, o Congo se firma como referência no Cariri em gestão participativa, mostrando que é possível planejar o futuro de uma cidade ouvindo a voz do seu povo.

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp