Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

Oposição desocupa mesa do Senado após protesto por impeachment de Alexandre de Moraes

Após quase 48 horas de ocupação, senadores da oposição deixaram, na manhã desta quinta-feira (7), a mesa diretora do Senado. A manifestação tinha como objetivo pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ato teve início depois que Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e investigado por obstrução de processo penal. A investigação também apura supostas ações de Bolsonaro que teriam gerado tensão diplomática, envolvendo medidas dos Estados Unidos contra o comércio brasileiro e sanções da Casa Branca contra o próprio ministro do STF.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que a mobilização pelo afastamento de Moraes seguirá e destacou que o movimento teria conquistado mais apoios ao impeachment.

“É evidente que o senador Davi vai se pautar pelo ambiente político. Na hora em que a maioria do Senado se posiciona, não tenha dúvida que isso vai pesar na posição do senador Davi”, disse Marinho.

De acordo com a Constituição, cabe exclusivamente ao presidente do Senado decidir se um pedido de impeachment de ministro do STF será ou não pautado. Até o momento, Alcolumbre mantém a resistência em se comprometer com a votação. Ao entrar no plenário nesta manhã, limitou-se a dizer “vamos trabalhar” quando questionado pela imprensa.

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp