Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

Pesquisa Mostra Quem Bolsonaro Deveria Apoiar Para Presidente em 2026; Michelle Lidera Preferência

Uma nova pesquisa Datafolha revelou quem os brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro deveria apoiar nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento mostra divisão na direita e pouca força do nome declarado pelo ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Segundo a pesquisa, apenas 8% dos eleitores veem Flávio como o nome ideal para receber o apoio do pai. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece na liderança, com 22%, seguida de perto pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 20%.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas, entre 2 e 4 de dezembro, antes de Flávio anunciar oficialmente que seria pré-candidato. O resultado mostra que o senador não empolga e ainda enfrenta resistência dentro do centrão.

Outros nomes citados pelos eleitores também aparecem bem posicionados:

  • Ratinho Jr. (PSD-PR): 12%
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP): 9%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil-GO): 6%
  • Romeu Zema (Novo-MG): 4%

A pesquisa ainda mediu o impacto direto do apoio de Bolsonaro. Para 50% dos entrevistados, votar em um candidato indicado por ele está fora de cogitação. Por outro lado, 26% afirmam que votariam com certeza em um nome apoiado pelo ex-presidente, e 21% dizem que talvez votariam.

Mesmo inelegível até 2060, Bolsonaro segue com presença no imaginário político. Na pesquisa espontânea, ele aparece em segundo lugar, com 7% das citações, atrás de Lula, que tem 24%.

Dentro do núcleo mais fiel do bolsonarismo, estimado em cerca de 20% do eleitorado, a preferência também está dividida. Para esses eleitores mais engajados:

  • Michelle é a favorita, com 35%.
  • Tarcísio aparece com 30%.
  • Eduardo Bolsonaro, com 14%.
  • Flávio, apesar de se declarar pré-candidato, tem só 9%.

Com Bolsonaro fora da disputa por decisão judicial, o desafio da direita agora é encontrar um nome que mantenha a força do bolsonarismo nas urnas. A pesquisa mostra que Michelle e Tarcísio despontam como os principais herdeiros políticos, enquanto Flávio tenta se consolidar, mas ainda sem convencer o eleitorado.

Cariri de Verdade Com FOLHAPRESS

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp