Uma organização criminosa especializada em fraudes milionárias contra planos de saúde foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (21). A ação, denominada “Indébitus”, cumpre mandados em vários estados do país. Na Paraíba, entre os investigados estão um pastor evangélico e familiares dele.
Segundo o delegado Carlos Othon, foram cumpridas dez ordens judiciais nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca, que resultaram em medidas contra cinco investigados no estado.
As investigações apontam que o grupo aplicava golpes em beneficiários inadimplentes de um plano de saúde no Piauí. Os criminosos entravam em contato com as vítimas oferecendo descontos muito abaixo do valor real para regularização dos débitos e, em seguida, emitiam boletos falsos. O dinheiro era então desviado para contas de laranjas.
Ainda conforme o delegado, os criminosos atuavam em residências aparentemente humildes, mas que na verdade funcionavam como “escritórios do crime”, equipados com computadores e estrutura de alto valor.
A Polícia Civil estima que os prejuízos causados pela quadrilha ultrapassem milhões de reais.