A Força Integrada de Combate à Criminalidade Organizada na Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Cariri Sentinela, nos municípios de São João do Cariri e Monteiro, no Cariri paraibano.
Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão, com foco no combate ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas.
Investigação
As investigações apontam que os alvos mantinham forte atuação no tráfico de drogas, especialmente com pasta base de cocaína e maconha, além de envolvimento na intermediação e circulação de armamentos na região.
Durante as apurações, também foi constatada a negociação para a venda de uma metralhadora calibre .30, armamento de alto poder destrutivo que poderia ser utilizado em ataques a carros-fortes.
A operação busca ainda identificar outros integrantes da organização criminosa, suas fontes de financiamento, rotas logísticas e possíveis ramificações, não estando descartadas novas medidas judiciais.
Nome da operação
O nome Cariri Sentinela foi escolhido para destacar a vigilância constante, a inteligência continuada e a resposta rápida e coordenada do Estado contra o tráfico de drogas e o comércio clandestino de armas na região, reforçando o compromisso de proteção da população e preservação da ordem pública.
Sobre a FICCO
A FICCO/PB é formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba.
A atuação conjunta permite o compartilhamento de informações, uso racional de recursos e maior eficácia no enfrentamento ao crime organizado.