Nesta quinta-feira (25/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cópia Viva, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraudes contra a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal (CEF).
A ação contou com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 14ª Vara Federal do Juízo de Garantias da Seção Judiciária de Campina Grande.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava pessoas conhecidas como “laranjas”, munidas de documentos falsos, para realizar o cadastramento biométrico junto à CEF, fazendo-se passar por correntistas legítimos. Com isso, conseguiam efetuar saques fraudulentos em contas bancárias.
O esquema também abrangia fraudes no requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS. Além disso, os mesmos “laranjas” eram utilizados para solicitar certidões e autenticar documentos em cartórios de Campina Grande, conferindo maior credibilidade às ações ilícitas.
A Polícia Federal reforçou que a investigação segue em andamento para identificar todos os envolvidos, bem como dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos.