Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

ROTAM Prende Hacker na Paraíba Acusado de Desvio Milionário R$ 800 milhões no PIX

A Paraíba foi um dos focos da megaoperação internacional deflagrada ontem (30) pela Polícia Federal (PF) contra um sofisticado grupo de hackers responsável por desviar mais de R$ 800 milhões de empresas financeiras ligadas ao sistema PIX.

A participação da segurança pública estadual foi crucial para o sucesso da ação na Rainha da Borborema. A prisão de um dos suspeitos, ocorrida em Campina Grande, foi efetuada pelo Batalhão de Operações Especiais (ROTAM) da Polícia Militar, conforme informações da Major Camila.

Prisão Estratégica na Paraíba

O setor de inteligência da ROTAM foi acionado pela Polícia Federal com informações sobre um veículo que estaria sendo utilizado pelo suspeito na cidade. O indivíduo, que tem residência em João Pessoa, foi localizado e detido em Campina Grande.

Com o suspeito, foram apreendidos aparelhos celulares e o veículo que ele utilizava no momento da captura. O preso foi imediatamente conduzido à delegacia da Polícia Federal em Campina Grande, que está à frente das investigações na Paraíba.

Esquema Internacional de Fraude

A operação, que cumpriu mandados em sete estados brasileiros e também na Espanha, Argentina e Portugal, prendeu 17 pessoas no total.

As investigações da PF revelaram que o grupo invadiu sistemas de instituições financeiras, conseguindo desviar recursos das chamadas “contas de reserva”, utilizadas para a liquidação de operações do PIX. O ataque cibernético, ocorrido em julho, afetou ao menos seis instituições financeiras, configurando um dos maiores golpes cibernéticos da história do país.

O indivíduo preso em Campina Grande responderá, junto aos demais envolvidos, por crimes como organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp