O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que teve uma “ótima conversa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem, no entanto, detalhar se irá atender ao pedido de redução de tarifas comerciais feito pelo líder brasileiro.
Trump relembrou o encontro com Lula durante a Assembleia Geral da ONU, quando os dois trocaram de lugar para discursar, e disse: “Nos encontramos e gostamos um do outro… e tivemos uma ótima conversa, vamos começar a fazer negócios”.
Questionado sobre uma possível visita ao Brasil, o presidente americano disse que consideraria ir “em algum momento” e destacou que Lula também planeja viajar aos Estados Unidos. Segundo apuração de Teo Cury, analista de política da CNN, o presidente brasileiro se dispõe a se reunir com Trump pessoalmente.
Apesar disso, Trump sugeriu que os dois líderes possam se encontrar na Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reforçou o convite para que participe da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro. Em outro momento, o republicano chamou Lula de “um bom homem” e afirmou que Brasil e Estados Unidos “vão se dar bem juntos”.
Mais cedo, em postagem na rede social Truth Social, Trump disse ter apreciado a ligação, confirmou que haverá novas discussões e destacou que um encontro bilateral deverá ocorrer em “um futuro não tão distante”, tanto no Brasil quanto nos EUA.
O presidente americano ainda designou o senador Marco Rubio, chefe da diplomacia americana, para conduzir negociações com o governo brasileiro. A conversa telefônica entre os dois líderes teve duração de 30 minutos e, segundo o Planalto, foi conduzida em tom amistoso.