A cidade de Prata, no Cariri paraibano, será novamente palco de uma das mais tradicionais celebrações da cultura nordestina. Na quarta-feira, 27 de agosto de 2025, a 11ª ExpoPrata, Exposição de Criadores e Produtores da Prata, dá início à sua programação oficial com o Festival de Violeiros, reunindo grandes nomes da cantoria e da poesia popular em uma noite que promete emoção, rima e talento.
O evento reunirá duplas consagradas da cantoria nordestina, como:
- Raimundo Caetano x Raulino Silva
- André Santos x Domedes Mariano
- Jairo Silva x Jeferson Silva
- Lázaro Pessoa x Hipólito Moura
- Edmilson Santos x Zé Rosa
- Carlinhos da Prata x Xexéu da Paraíba
Além dos embates poéticos entre os violeiros, o festival contará com declamadores que abrilhantarão ainda mais a noite: Joacil Paulinho, Chico Poeta, Walter Lins e Zé Poeta.
A apresentação ficará por conta do carismático Poeta Teixeirinha, conhecido por sua atuação na valorização da cultura popular nordestina. Para encerrar a noite com chave de ouro, haverá um show musical com Jackson Monteiro, que promete animar o público após os desafios de rima.
O Festival de Violeiros é realizado pela Prefeitura de Prata, em parceria com o Sebrae e com apoio do Projeto Novo Cariri, celebrando 25 anos de história e compromisso com o desenvolvimento cultural e econômico da região. A noite também conta com o apoio de diversas instituições, incluindo FAEPA SENAR, Empaer, Governo da Paraíba, entre outros parceiros.
A ExpoPrata 2025 reforça seu papel como espaço de valorização da cultura, do agronegócio e das tradições sertanejas. E, como é tradição, começa ao som da viola, um símbolo da identidade nordestina que ecoa no coração do povo da Prata.

Ascom Prefeitura da Prata.