Começou nesta segunda-feira a recarga gratuita de botijões de gás para cerca de um milhão de famílias selecionadas na primeira etapa do Programa Gás do Povo, criado pelo Governo Federal para garantir o acesso ao gás de cozinha para pessoas de baixa renda.
As famílias contempladas vivem em dez capitais brasileiras:
- Salvador
- Fortaleza
- Goiânia
- Belo Horizonte
- Belém
- Recife
- Teresina
- Natal
- Porto Alegre
- São Paulo
Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável por operacionalizar o benefício, nessas cidades já foram distribuídos os vales-recarga, concluído o cadastro das revendedoras participantes e validados os meios de acesso para os usuários.
A partir de agora, a retirada das recargas será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem uso de dinheiro. O beneficiário poderá comprovar o direito ao Vale Gás usando:
- Cartão do Bolsa Família
- Cartão de débito da Caixa
- CPF junto ao código de validação enviado pelo celular
Desde 23 de outubro, a Caixa mantém aberto o sistema para que revendedoras de gás se cadastrem. Para participar, as empresas precisam:
- Ter cadastro ativo na ANP
- Estar em situação regular na Receita Federal
- Possuir conta corrente PJ na Caixa
- Aceitar a maquininha Azulzinha como meio de pagamento
Para receber a recarga gratuita, a família deve estar inscrita no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo, e o cadastro deve estar atualizado há no mínimo 24 meses. Famílias que já recebem o Bolsa Família têm prioridade.
O Governo Federal afirma que, até março de 2026, a meta é ampliar o programa para alcançar 15 milhões de famílias, levando o gás de cozinha a mais de 50 milhões de brasileiros.
CARIRI DE VERDADE COM AGÊNCIA BRASIL










