O Salão do Artesanato Paraibano dá início, nesta quarta-feira (11), à sua 40ª edição em Campina Grande. A abertura oficial do evento está marcada para as 18h, com a presença do governador João Azevêdo. A programação segue até o dia 29 de junho, integrando o calendário do São João 2025, com entrada gratuita para o público.
Realizado pelo Governo da Paraíba em parceria com o Sebrae-PB, o Salão traz este ano o tema “Macramê: A arte de arrochar o nó”. Pela primeira vez, o evento presta uma homenagem exclusiva aos artesãos que se dedicam à técnica do macramê — arte manual de tecer fios com os dedos, sem o uso de máquinas ou agulhas.
Ao todo, 50 profissionais serão homenageados, sendo 48 mulheres e dois homens, representando os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Araruna. Esta última cidade, inclusive, é reconhecida como a terra do macramê na Paraíba, pelo forte enraizamento cultural dessa técnica artesanal na região.
Além de destacar a tradição e a identidade cultural paraibana, o Salão do Artesanato se consolida como espaço de valorização e geração de renda para os profissionais do setor, integrando-se à rica programação junina de Campina Grande.










