Seja bem vindo! Somos Portal de Notícias, TV e Web Rádio

Ouça agora

UEPB se posiciona contra imagem de cunho fascista e nazista no Campus de Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se posicionou através de uma nota de repúdio, na tarde desta sexta-feira (28), após aparecer uma imagem de cunho fascista e nazista no Campus de Campina Grande. 

Em nota, a instituição repudiou qualquer tipo de apoio a essas ideologias.

“No dia 25 de março foi adesivado um cartaz próximo ao Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, com mensagem alusiva ao fascismo. A Universidade Estadual da Paraiba (UEPB) manifesta seu veemente repúdio a quaisquer condutas praticadas em suas dependências que façam apologia ao fascismo, ao autoritarismo ou a ideologias que atentem contra os valores democráticos e os direitos fundamentais. Vale ressaltar que tal postura da UEPB não se baseia em princípios ideológicos, mas civilizatórios, cujo compromisso se orienta para a convivência ética entre visões de mundo diferentes, com respeito mútuo e observância à cultura da não violência.

A UEPB reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos, valores fundamentais que orientam sua missão institucional. Qualquer manifestação que promova a intolerância, a opressão ou a supressão de direitos contraria os princípios que norteiam esta instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Diante dos fatos registrados, a Universidade informa que está adotando todas as providências legais cabíveis para a devida apuração e identificação dos responsáveis, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a responsabilização dos envolvidos.

Ressaltamos que condutas dessa natureza, quando praticadas por discentes, configuram infrações disciplinares, conforme previsto na Resolução n° 46/2022, sujeitando-se os infratores às sanções cabíveis.

Ademais, tais atos podem ensejar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme disposto na Lei Complementar n° 58/2003.

A UEPB reforça seu compromisso com a construção de um ambiente acadêmico pautado no respeito à diversidade, na pluralidade de ideias e na defesa intransigente dos valores democráticos”, publicou.

COMPARTILHE essa notícia

Facebook
WhatsApp