A Secretaria Municipal de Administração de Gurjão emitiu um comunicado importante nesta segunda-feira (26) convocando os jovens do município para o 1º Alistamento Militar de 2026. O atendimento está sendo centralizado na Junta de Serviço Militar, localizada no prédio do CEAC, ao lado da Prefeitura.
A grande novidade deste ciclo é o regramento para o público feminino, que agora possui janelas específicas para o Serviço Militar Inicial.
Regras e Prazos: Fique atento para não perder a chance
A Prefeitura reforça que os prazos e as consequências para quem perde a data limite variam entre homens e mulheres:
- Público Masculino: O alistamento é obrigatório. Quem perder o prazo regulamentar ficará em débito com o serviço militar, só podendo regularizar a situação presencialmente na Junta de Militar mediante o pagamento de multa. Vale lembrar que estar em dia com o documento é exigência para tirar passaporte, prestar concursos e assumir cargos públicos.
- Público Feminino: O alistamento é opcional e segue uma regra rigorosa. As interessadas têm exclusivamente até o dia 30 de junho de 2026 para realizar o procedimento. Diferente dos homens, caso a candidata perca esse prazo, ela não poderá se alistar posteriormente, perdendo a oportunidade de ingresso.
Serviço em Gurjão
Para realizar o alistamento, o cidadão deve se deslocar até o ponto de atendimento com os documentos pessoais em mãos.
- Local: Junta de Serviço Militar (Prédio do CEAC, ao lado da Prefeitura).
- Horário: Das 08h às 14h.
A gestão municipal reforça que o alistamento é um ato de cidadania e os jovens devem procurar o setor o quanto antes para evitar filas de última hora.

Cariri de Verdade Com Ascom – Gurjão










